GT 1.2 – Epistemologia da educação musical
Educação Musical e as Leis 10.639/03 e 11.645/08: Mapeamento da produção acadêmica nas Revistas da ABEM de 2003 a 2018 | |
Flavia Maria Chiara Candusso, Amós Oliveira, Bruno Nery, Marcelo Pinho, Marcelo Saback, Otavio Fidalgo, Renato Alves |
GT 2.1 – Ensino e aprendizagem de música nas escolas de educação básica
PREFERÊNCIA MUSICAL DOS/AS JOVENS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFG – CAMPUS URUAÇU | |
Kristiane Munique Costa e Costa |
O ensino da música em diferentes realidades educacionais: relato de experiências de dois estudantes da graduação | |
Fernanda Fátima Collins Costa, Sebastião Trindade da Conceição Júnior, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues |
Ensino de Música na Educação Infantil a partir de um gênero local: um relato de experiência | |
Marilane Borges Carvalho |
Do currículo prescrito para o ensino de música nos anos iniciais no DF | |
Sidileide Rabelo Casagrande |
Educação Infantil e repertório Musical: narrativas de professoras não especialistas | |
Renata Maria Conceição |
PROJETO DE EXTENSÃO FLAUTA DOCE: UM ENCONTRO DE SABERES MUSICAIS | |
Jucélia da Cruz Estumano, Anielson Costa Ferreira, Sonia Maria Moraes Chada, Líliam Barros Cohen, Hélio Jônatas Lima Araújo |
GT 2.2 – Ensino e aprendizagem de música em escolas especializadas de música
Música na Maturidade: estratégias didáticas para o aprendizado musical do idoso na FAMES em Vitória/ES | |
Izaura Serpa Kaiser, Wilsander Gomes Cunha |
GT 2.3 – Ensino e aprendizagem de música no ensino superior
Propostas de preparação musical para artistas da cena: um estudo a partir da disciplina “Música e Cena” da UFGD | |
Marcos Chaves |
GT 3.1 – Ensino e aprendizagem de música em contextos sociomusicais não escolares
O papel do vínculo afetivo na aprendizagem de violão em uma Casa Lar: Estudo de caso | |
Adailson Araújo, Vladmir Agostini Cerqueira |
[Comunicação] Materiais didáticos para o ensino de guitarra elétrica em escolas livres de música | |
Gabriel Lira Caneca |
Processos educativos oriundos das aulas coletivas de violões em um Assentamento do MST | |
Anderson Moisés Chagas, Ilza Leme Joly |
CULTURA E PERTENCIMENTO NA BANDA ESCOLAR: Um estudo de caso | |
Francisval Candido da Costa, Taís Helena Palhares |
GT 3.2 – Educação musical a distância e recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem da música
Uso de editores de partitura pelos alunos da Universidade Federal do Acre | |
José Luis de Oliveira Cabral, Maíra Andriani Scarpellini |
GT 3.3 – Educação musical e inclusão social
Ouvir e tatear a música: um relato de experiência sobre inclusão em uma turma de ensino coletivo de violino | |
Jessica Caroline Pantoja Peniche, Aline da Silva Pedrosa, Dione Colares de Souza, Jessika Castro Rodrigues, Wagner de Lima Alonso, Pamella Castro Rodrigues Campos |
A Educação Musical para Crianças Diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista | |
Sandra Ferreira Noronha, Tirza Tábita da Silva Costa, Paula Thais Pelaz da Silva, Lucas Filipe Flexa Conceição, Renata de Oliveira Vieira, Juliana Cardoso Guimarães, Raiza Tatyane de Sena Rocha, Lucas Chaves Venâncio |
Diversidade musical e currículo do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima: olhares discentes | |
Pâmela Barroso de Araújo Cruz |
Música e Síndrome de Down: análise das publicações dos Congressos da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) de 2008-2018 | |
Vitória Talyta Souza Damasceno, Milene Suanne Farias, Georgy Coutinho |
Música e Dislexia: A contribuição da Educação Musical para pessoas com este distúrbio | |
Brenda Karoline Costa Siqueira, Darlyson Murilo Amaral Moreira, Fernanda Fátima Rocha Collins Costa, Ian Silva Nemer Cruz, Luiz Thiago Barros De Souza |
GT 4.1 – Experiências e ações educativo-musicais em cursos de formação de professores
Pibid Música IFG: Iniciação à docência em 2018 e 2019 | |
Eliton Perpetuo Rosa Pereira, Fábio Amaral da Silva Sá, Aurélio Nogueira de Sousa, Angela Cristina Coelho |
As canções infantis de Émile Jaques-Dalcroze: relato de experiência de um projeto de extensão | |
Gilka Martins de Castro Campos, Nilceia da Silveira Protásio Campos |
GT 4.2 – Formação inicial e continuada
Da Escola à Universidade: a formação continuada dos professores de música e o processo de transformações das práticas pedagógicas | |
Rodrigo Cantos Savelli Gomes, Waleska Regina Becker Coelho De Franceschi, Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva, Claudia Roberta Yumiko Tristão, Viviane Beineke, Rafael Martins Gonçalves |
A pesquisa científica na formação inicial de professores: um levantamento acerca de sua inserção no curso de Licenciatura em Artes/Habilitação em Música da Universidade Estadual de Montes Claros | |
Raiana Alves Maciel Leal do Carmo, Maria Odília de Quadros Pimentel, Samuel Naamã Scarcela Rosa, Maria Clara Leite e Oliveira, Ana Caroline Pereira Mota, kaio Silvano Rodrigues da Silva, Elaine Pereira de Oliveira, Lucas Rafael Pereira dos Santos |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .