ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Educação Musical e Educação Integral: desdobramentos para a educação infantil no município de Itupeva.
Ana Clara Silva Moreira

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


Este estudo teve como objetivo compreender os processos educativo – musicais realizados no colégio integral E.M.E.F.E.I. Jardim Vitória, especificamente aplicadas às turmas de educação infantil, que possuem em sua grade curricular uma quantidade expressiva de aulas de música. Também buscou-se compreender o embasamento teórico dos professores que atuaram neste colégio ao longo dos anos e sua aplicação nas práticas pedagógicas e musicais empreendidas e também entender se pela experiência destes docentes há avanços no desenvolvimento musical dos alunos. Para isso o estudo valeu-se da análise documental, entrevistas semi-estruturadas, análise de conteúdo e observação não participante para suprir aos objetivos propostos. Após a análise dos dados coletados concluiu-se que 16,6% professores acreditam que os alunos de educação infantil do colégio integral E.ME.F.E.I Jardim Vitória têm um melhor desenvolvimento musical do que alunos de escolas de meio período, 66,6% professores acreditam que há a possibilidade de esse avanço acontecer mas não afirmam que ele aconteça, necessariamente, e 16,6% dos entrevistados afirma que não há avanço, por questões contextuais do colégio.

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