Última alteração: 2023-12-11
Resumo
Este simpósio pretende apresentar três pesquisas em desenvolvimento que tem a narrativa como centro de suas discussões. A primeira, busca compreender como a música está sendo usada em trabalhos acadêmicos que utilizam a abordagem (auto)biográfica na educação musical; A segunda, apresenta e discute duas narrativas musicais de uma estagiária do curso de Licenciatura em Música; E, a terceira, também tendo o Estágio Supervisionado como lócus de pesquisa, apresenta narrativas orais de dois estudantes. Partimos da característica formadora da pesquisa (auto)biográfica (PASSEGGI, 2011, 2021) gerada pela reflexividade narrativa. Nesse tipo de abordagem metodológica, a narrativa possui uma dimensão constitutiva em sua temporalidade no ato de narrar (PASSEGGI, SOUZA, 2014), e podem ser orais, escritas, imagéticas, fotográficas, virtuais e musicais (PASSEGGI, SOUZA, VICENTINI, 2011). As três investigações vêm sendo desenvolvidas no mesmo grupo de pesquisa, XXXX, que desde 2018 desenvolve estudos na perspectiva (auto)biográfica. Os resultados apontados demonstram que as narrativas em suas diferentes formas permitem ao investigador(a) alcançar a subjetividade de seus colaboradores(as). Cada forma de expressão gera diferentes modos de reflexão e, consequente, processos automediais que criam uma relação de reciprocidade nas marcas e enlaços entre o(a) narrador(a), seu processo de ressignificação do Eu e do meio. Partindo das pesquisas em educação musical, percebemos que a música é usada como disparador de recordações. Ao ser utilizada no Estágio Supervisionado, percebemos que ela gerou reflexões e diálogos sobre o processo formativo e a ressignificação sobre esse espaço em suas experiências de docência no curso de Licenciatura em Música.