Última alteração: 2023-09-20
Resumo
Este ensaio é o produto de algumas reflexões empreendidas por mim durante a realização de uma pesquisa bibliográfica, ainda em andamento, que busca identificar práticas humanizadoras de Educação Musical em bandas de música brasileiras. O objetivo deste manuscrito é discutir pensamentos, ideias e ações sobre a construção de um educar humanizador nas bandas de música, diante de alguns desafios educativos efrentados pelos maestros e os monitores de banda na atualidade. Teoricamente, usei algumas obras de Paulo Freire e de outros autores como lupas para enxergar possibilidades para um educar humanizador nas bandas. O trabalho está organizado em dois tópicos. No primeiro, apresento os conceitos freirianos: ad-mirar, o escutar, a contradição e a decência como bases para um educar humanizador nas bandas de música. A partir deles,construo um conhecimento crítico que revela caminhos para uma educação humanizadora nas bandas, baseado no desenvolvimento de uma relação saudável entre o educador musical e os educandos. No segundo tópico, apresento as dimensões de uma ousadia epistemológica para um educar sociomusical, pautado na desconstrução de alguns problemas e situações que os maestros vivenciam no cotidiano. Nas considerações finais, ressalto a importância do desenvolvimento de pesquisas que foquem na construção de uma epistemologia crítica sobre os processos educativos nas bandas de música.