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Um modo de ensinar-e-aprender música na Folia de Reis
Última alteração: 2023-12-12
Resumo
Este artigo é parte da dissertação de mestrado que investigou como se dá a circulação dos elementos musicais em um contexto de tradição oral. Seu objeto de estudo é a Folia de Reis, manifestação do catolicismo popular devota dos Três Reis Magos. Tendo o estudo de caso como metodologia, e a entrevista semiestruturada como ferramenta de coleta de dados, a investigação foi realizada em Guaxupé, cidade localizada no sul de Minas Gerais. O objetivo principal do trabalho foi compreender quais elementos e situações apoiam os processos de ensinar-e-aprender música na Folia de Reis. Ensinar-e-aprender, neste trabalho, é entendido como uma ação social, respaldada pelo diálogo e pela troca de saberes. Saberes que fluem em redes, em um processo fundado na coletividade, na circularidade, na troca e na partilha. Para o presente artigo, destaco um modo próprio de ensinar-e-aprender música, a partir dos processos de aprendizagem musicais pelos quais passou o sr. Itamar, mestre folião e sujeito da pesquisa, e da experiência que tive enquanto aprendiz, sendo essas relações o fio que conduz este texto. Descrevo o trajeto das entrevistas aos dados, e o focalizo o tema de ensinar-e-aprender que emerge deste estudo. A experimentação junto ao grupo e o acolhimento da aprendizagem enquanto processo confirmam a existência de redes de apoio nas quais a circulação dos saberes acontece, evidenciando um modo de ensinar-e-aprender pautado na confiança e na coletividade.
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