ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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O DESPERTAR DO CORPO-SONORO-MUSICAL: PERSPECTIVAS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE INTEGRAL NAS LICENCIATURAS EM MÚSICA
Cibele Lauria Silva

Última alteração: 2023-10-23

Resumo


A Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (ESMU/UEMG), em parceria com as escolas do Ensino básico e o governo federal- CAPES, vem desenvolvendo programas de formação docente em Música, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Música UEMG. Para isso tem se utilizado de propostas e abordagens pedagógicas integradas e abrangentes, como por exemplo, os movimentos corporais, meditações, as narrativas de si, as vivências de criação, a improvisação com elementos interdisciplinares e a sensibilização sobre a ecologia do som. Os fundamentos das práticas e das teorias para uma Educação Musical diversa e mais ampla também fazem parte dessa proposta, e são de áreas como pedagogia, formação docente, teatro, etnomusicologia, filosofia, dentre outras, trazendo os contextos e a música como cultura. A conscientização sobre as políticas públicas e regulamentações como a BNCC, e Leis como a 13.278/2016 – com as artes nos currículos escolares, e 11.645/2008 - a inserção de conteúdos afro-brasileiro, africano e indígenas faz com que a proposta seja desenvolvida considerando as diversas narrativas da equipe e da comunidade escolar, revendo conceitos como o de música e educação musical. Este texto tem o objetivo de fazer o relato de práticas realizadas sobre a construção integral de futuros docentes em música e no desenvolvimento de seus saberes essenciais provocando reflexões e críticas. Considerar as fases e o desenvolvimento do programa, e de cada sujeito torna toda essa experiência mais humana, criativa e empoderada, no conceito de Paulo Freire.


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