Última alteração: 2023-11-25
Resumo
O presente trabalho, fruto de pesquisa concluída[1], apresenta dilemas levantados nos diários de aula em contexto escolar pela autora, professora em início de carreira em escola de educação infantil de vertente Montessori. Para tanto, o objetivo deste artigo é refletir e compreender como se organizam as aulas de música no contexto do método Montessori, tendo como foco os planejamentos e o uso de materiais pedagógicos. Para as reflexões propostas, autores como Montessori (1965; 1984; 1987; 2019), Fernandes (2020), Pollard (1993), Lillard (2017), contribuíram para as discussões. A pesquisa, de natureza qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994 e MINAYO, 2011), foi produzida com base em diários de aula (ZABALZA, 1994) produzidos ao longo de dois anos, tendo como propulsores dilemas encontrados na prática docente. Os resultados evidenciaram a importância da reflexão docente, dos diários de aula e da adaptação dos materiais às necessidades da prática. Os resultados não apenas contribuíram para aprimorar a prática pedagógica nesse contexto, mas também ressaltaram possibilidades para outras escolas, promovendo a prática alinhada ao método Montessori.
[1] Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade XXXXXXX XX XXXXX XXXXX, defendido em 2022.