ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Cadernos de música como fonte de pesquisa: reflexões iniciais
Valéria Garcia Soares

Última alteração: 2023-11-16

Resumo


O presente texto apresenta algumas reflexões sobre o uso de cadernos de música como fonte de pesquisa. É possível encontrar em trabalhos acadêmicos brasileiros, na área da Educação, estudos com diferentes abordagens analisando cadernos escolares. Desta forma, tendo em vista que, no momento, identifica-se uma lacuna em relação a esse tipo de trabalho na área de Música, acredita-se que há muito o que se fazer na Educação Musical observando cadernos de música com enfoque histórico. Esta pesquisa é fundamentada através de estudos de Ana Chrystina Mignot (2008), Inês Rocha (2010) e Le Goff (1990) para análise dessa fonte como um documento-monumento. O objetivo da comunicação de pesquisa é evidenciar os resultados que apontam os cadernos de música como relevante fonte de pesquisa e destacar os pressupostos que estão sendo utilizados por estudos na área da História da Educação com essa tipologia de fonte. Apresenta-se inicialmente como conclusões parciais a relevância dos cadernos de música como fonte de pesquisa por conter informações que contextualizam tempo, espaço, funções, redes de sociabilidade, bem como outros dados que nem sempre podem ser encontrados em outros tipos de materiais. Desta forma aponta-se cadernos de música, tanto os pesquisados e evidenciados neste trabalho, quanto outros que poderão vir a ser descobertos, como uma riquíssima fonte de estudos que merece ser explorada.

 


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