ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Práticas de educação musical significativas e territorializadas: a extensão como caminho
Décio Pereira Silva Junior

Última alteração: 2023-12-12

Resumo


Este artigo objetiva discorrer de modo teórico sobre o processo de formação musical das comunidades atendidas pelos projetos de extensão dos Institutos Federais. Seus objetivos são: a) Discutir as práticas pedagógicas para um ensino de música conectado com as realidades comunitárias; b) Refletir sobre a produção de um ensino de música que seja emancipatório e que valorize os saberes populares como tão importantes no processo de ensino aprendizagem quanto o conhecimento produzido na academia; c) Pensar a inclusão dos aspectos regionais e culturais na educação musical de modo a realizar projetos de extensão que sejam significativos para os territórios. Este artigo configura um esforço teórico a partir de uma revisão de literatura sobre os projetos de música nos programas de extensão dos institutos federais no Brasil. Este artigo buscou reunir referências relevantes para o debate acerca da construção de práticas de educação musical significativas e territorializadas. Estas referências podem ser ampliadas se incluirmos também as experiências nas universidades que já buscam a curricularização da extensão como fundamental para os componentes dos cursos.

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