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Presenças afirmativas: uma etnografia com estudantes cotistas do curso de música da UFRGS
Última alteração: 2023-12-21
Resumo
A entrada de estudantes cotistas no ensino superior (na UFRGS, a partir de 2008), tem gerado reflexões e questionamentos que, em grande parte, estavam invisibilizados ou apartados das discussões acadêmicas até então. Essas novas presenças na universidade, intensificadas com a Lei 12.711 de 2012 (“Lei de Cotas”), vêm trazendo avanços científicos, culturais e humanos que têm exigido diferentes formas de ensinar, aprender e pesquisar em uma perspectiva decolonial, criando novas formas de experiências em sala de aula, muitas vezes tensionando o ensino superior vigente. Neste sentido, a presença de estudantes cotistas no Ensino Superior tem demandado uma resposta epistemológica e institucional de nossos cursos e universidades. Assim, com base em uma abordagem etnomusicológica colaborativa com/sobre estudantes cotistas no curso de música da UFRGS, a respeito de suas vivências dentro da instituição, esta pesquisa etnográfica em andamento deseja contribuir para esse processo de decolonização da produção de conhecimento na área.
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