ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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A família como espaço de relações de escutas musicais
Carolina Cason da Silva, Lilia Neves Gonçalves

Última alteração: 2023-12-05

Resumo


Resumo: Essa comunicação traz resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral compreender as dinâmicas de escutas musicais imersas nas relações de uma família. Para tanto, os objetivos específicos foram: entender a construção social dos espaços de escutas musicais na família participante da pesquisa; identificar e discutir os modos e estratégias de escutas - individuais e/ou compartilhadas dessa família; investigar como se dá a relação de escutas entre os integrantes - repertório, hierarquias, conflitos etc.; refletir sobre processos coeducativos experienciados por eles. Esta pesquisa adota como método o estudo de caso e a observação como procedimento de levantamento de dados. Este estudo traz como fundamentação teórica a música e a educação musical como práticas sociais com base em Souza (2004); a ideia de família na perspectiva de Costa (2009), Fonseca (2005) e Bruschini (1989); o conceito de geração de Mannheim (s/d), Lloret (1998) e Forquin (2003); e a família patriarcal na concepção das hierarquias de gênero nos espaços sociais de Norvaz e Koller (2006) e Bourdieu (2012). Alguns resultados dessa pesquisa indicam a escuta como uma prática social, que acontece em um espaço físico e social de encontros realizados por uma família. A prática da escuta imersa nas relações cotidianas diárias da família passa pela construção social do espaço da escuta no qual as relações de geração e de gênero são estabelecidas nessa família na forma como seus membros organizam suas estratégias e seus modos de escuta, além do que escutam, como e porque escutam música.

Palavras-chave: escuta musical, família, sociologia da educação musical.


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