Última alteração: 2023-10-09
Resumo
Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de graduação que aborda a história do ensino-aprendizagem de guitarra elétrica no município de X. Seu objetivo geral é apresentar um panorama histórico e metodológico de alguns dos principais guitarristas e professores de guitarra elétrica com atuação relevante na cidade X, no período compreendido entre o início dos anos 1980 até a atualidade. Nessa direção, a pesquisa fez uso de estudos bibliográficos, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com professores do instrumento, a fim de coletar dados que, posteriormente, submetidos a análise e interpretação de caráter qualitativo. Os resultados revelam que o ensino-aprendizagem da guitarra elétrica no município em questão é marcado pela diversidade de métodos e abordagem, incluindo a autoaprendizagem, estudos informais entre pares, aulas particulares e aprendizagem direta em um “ambiente prático”. As entrevistas com os professores destacam suas trajetórias musicais, o cenário da guitarra em X, as ferramentas e materiais utilizados e suas abordagens metodológicas, quando assumem o protagonismo do ensino e aprendizagem desse instrumento. Com este trabalho, esperamos contribuir com registro histórico da trajetória do ensino de guitarra nessa cidade, além de colaborar para uma compreensão mais contextualizada a respeito do caráter desse instrumento e dos repertórios que a ele se vinculam, proporcionando, ainda, a abertura de espaço para reflexão em torno das práticas de ensino-aprendizagem protagonizadas pelos educadores mencionados e a disponibilização de uma fundamentação histórico-metodológica acerca da temática abordada.
Palavras-chave: Ensino de guitarra elétrica. Professores de guitarra elétrica. Guitarra elétrica em X.