Última alteração: 2023-09-26
Resumo
Neste simpósio reunimos diferentes frentes do ensino de música que tem como eixo comum as cordas friccionadas, com vistas ao desenvolvimento humano por meio da educação musical. Apresentamos, inicialmente, textos que tratam de aspectos que organizam e que contribuem na sustentação da prática pedagógica, como os métodos e a estruturação de uma proposta pedagógica. Na sequencia, abordamos a atuação, trazendo dados referentes à prática profissional de professores de violino. Assim, no texto 1, é abordado métodos de iniciação ao violino de autores brasileiros. Trata-se de um recorte de uma pesquisa realizada como finalização de uma graduação em música e as autoras compartilham aqui 9 métodos, publicados entre 1978 e 2020. O texto 2, uma pesquisa de mestrado já concluída, trata dos objetivos e organização da proposta pedagógica de um projeto sociocultural. Os dados revelam que a estruturação sociopedagógica oferece aos beneficiários conhecimentos musicais que os instiga a serem profissionais no campo da música. O texto 3 se refere a dados parciais de uma pesquisa de mestrado em andamento, que busca investigar o perfil de violinistas profissionais que se mantem ativos e em constante crescimento, como performances e como professores. Por fim, o texto 4 apresenta um relato de experiência no âmbito de um projeto social em XXXX, que tem como foco o ensino de cordas friccionadas. Neste texto, evidencia-se a formação humana por meio do ensino de música, bem como a importância da reflexão e estudos para uma prática docente consciente e intencional. Além dos textos apresentados, este simpósio revela a integração dos autores envolvidos e seus diferentes níveis de formação acadêmica, concretizando a dinâmica do grupo de pesquisa XXXXX.