Última alteração: 2023-12-11
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um recorte do projeto de pesquisa em andamento em um curso de mestrado acadêmico em música. O destaque dado aqui consiste em expor, ainda que de forma suscinta, o potencial teórico-metodológico da pesquisa (auto)biográfica que tem o ateliê musicobiográfico como um espaço formativo e de construção das memórias-lembranças musicais de idosos. A revisão de literatura sobre idosos e memória-lembrança fundamenta este diálogo dando consistência para os caminhos metodológicos da pesquisa (auto)biográfica com o dispositivo formativo do ateliê musicobiográfico. A pesquisa contará com a participação de 12 idosos que serão divididos em pequenos grupos formando tríades narrativas em dois espaços distintos: uma escola particular de música e uma instituição asilar. Espera-se com este breve recorte da pesquisa elucidar os caminhos metodológicos da pesquisa (auto)biográfica tendo o espaço do ateliê musicobiográfico como um lugar possível de fertilizar conhecimentos e saberes para o exercício da docência de professores de música que atuam com essa faixa etária na área de educação musical que tem em seu escopo a pedagogia musical e também a andragogia, porque orienta pessoas – crianças, jovens, adultos e idosos.