Última alteração: 2023-10-28
Resumo
Este texto é um relato de experiência docente a partir de uma prática de construção de repertório para piano em grupo durante as aulas de Instrumento Harmonico – Piano na Licenciatura em Música da UFPel. A partir das demandas da disciplina obrigatória do curso, a proposta do trabalho foi de a partir de obras pensadas inicialmente para as tradicionais formas de piano solo ou a 4 e 6 mãos, reelaborá-las de modo que mais pianistas pudessem participar da entonação musical (TARQUINIO, 2010). Foram selecionadas quatro obras: Cromos Musicais de Elvira Drummond (MIRANDA, 2000); Caranguejo no arranjo de Marcio Lisboa (COSTA & MACHADO, 2012); Aquarela de Toquinho; e Kinderscenen Op. 15 n.1 Schumann. Os processos de reelaboração apoiaram-se parte sobre o conhecimento de repertório (CRAPPELL, 2019), análise musical (COGAN; ESCOT, 2013) e prática de conjunto (KING, 1995) tendo nas quatro obras como finalidade principal a performance coletiva de grupos de pianistas. Como considerações finais aponta-se para a ampliação das habilidades requeridas pelo estudante para se preparar uma performance coletiva, tais como a manutenção do pulso. Além disso percebeu-se que ter a performance coletiva como meta, exige do professor uma maior flexibilidade para adaptação do planejamento das aulas de Piano em Grupo, para que sejam centradas nos interesses dos alunos.