ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Escutas de professores e produções musicais criativas de crianças em tempos de pandemia
Bárbara Ogleari, Viviane Beineke

Última alteração: 2023-11-25

Resumo


A presente comunicação reflete sobre o modo como professores de música escutam e atribuem sentidos a produções musicais criativas de crianças, realizadas a partir de projetos desenvolvidos durante a pandemia de covid-19. O referencial inclui estudos no campo da aprendizagem criativa e que abordam as concepções de professores de música sobre criatividade. Com abordagem qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida em 2020 com professores que atuavam na rede pública de ensino, no sul do Brasil. As análises evidenciam as escutas sensíveis dos professores quanto às referências musicais das crianças; os traços de originalidade identificados em suas composições, a atenção às habilidades de performance manifestadas nos trabalhos e o esforço dos professores em identificar traços que revelassem o engajamento dos estudantes nas atividades propostas. Mesmo sem possibilidades de interação, os professores buscaram se conectar com as crianças, praticando a criatividade pedagógica.

Palavras-chave: Música na educação. Criatividade. Professores de música.


Texto completo: PDF