ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Convergências e divergências nos discursos de discentes e docentes a respeito da formação superior em Música em perspectiva decolonial e antirracista: aspectos preliminares
Flavia Candusso, Riane Celi Mascarenhas Pinto, Maiara Rachel de Jesus Guedes

Última alteração: 2023-10-09

Resumo


Este texto pretende discutir um recorte da pesquisa PIBIC em andamento com título "Convergências e divergências nos discursos de discentes e docentes a respeito da formação superior em Música em perspectiva decolonial e antirracista", que do ponto de vista teórico se apoia em referencias como Bento (2012); Carvalho (2004) e Queiroz (2020).  Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual a coleta de dados se deu por meio de questionários online destinados a docentes e discentes da Escola de Música da XXXX. Neste texto serão apresentados alguns aspectos como: perfil de estudantes e docentes e os perfis de discentes e docentes e sua relação com o currículo. Os resultados apontam há uma relação inversamente proporcional entre estudantes negros e docentes brancos. Alguns dados apontam convergência como na percepção dos docentes quanto à familiaridade do repertório estudado pelos estudantes antes do ingresso no curso, bem como quanto ao currículo eurocêntrico. Há divergências quanto à abordagem de conhecimentos produzidos por pessoas negras e indígenas, e com relação à representatividade da música e cultura baiana e brasileira no currículo.


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