ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Leda Maffioletti: Recordações e narrativas de experiências vividas
Silani Pedrollo

Última alteração: 2023-12-11

Resumo


Este trabalho tem como temática um recorte da biografia de uma professora de música destacando aspectos referente à sua infância e à construção de sua docência. O objetivo é apresentar suas narrativas de experiências vividas, a fim de valorizar seu conhecimento empírico como potencial formador e emancipador no campo da educação musical. Para tal investigação, utilizou-se a abordagem (auto)biográfica e o método biográfico por meio de entrevistas narrativas como fontes primárias, além de documentos como fontes secundárias, pautadas na análise descritiva e interpretativa. As principais autoras que fundamentam este estudo, conceitos e caminhos são: Passeggi (2011; 2016a; 2016b), Pereira (2000), Delory-Momberger (2012), Abrahão (2018) e os autores Souza (2006) e Pineau (2006). Na análise constatou-se a importância das narrativas de experiências vividas, inferidas pela professora Leda Maffioletti, desde sua infância, como potencial formador, produtora de conhecimentos e agente na construção de uma educação musical para todos. Suas narrativas mostraram-se relevantes nos seus modos de pensar e agir na docência do ensino de música em escolas de educação infantil contribuindo para a valorização e a história da educação musical brasileira. Destaco suas transformações, a construção de uma postura pedagógica baseada no comprometimento, como professora de música e pesquisadora. Espero contribuir para a valorização, reconhecimento e ampliação de outras pesquisas de abordagem (auto)biográfica e suas conexões com o campo da Educação Musical.

Texto completo: PDF