ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Crianças como atores socais e sujeitos de direitos: a importância da participação infantil na aula de música
Sarah Gervasio Nascimento de Oliveira, Sandra Mara da Cunha

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


Esta comunicação de pesquisa tematiza a participação infantil em aulas de Teoria e Percepção Musical de um conservatório de música localizado na região nordeste do país. A investigação, em nível de mestrado, teve como objetivo promover a participação infantil em aulas de música com crianças. O referencial teórico fundamenta-se no diálogo da Educação Musical com a Sociologia da Infância e em conceitos desses dois campos, tais como criação musical, crianças como atores sociais e sujeitos de direitos, especialmente o direito de participação. A metodologia adotada foi a pesquisa participativa com crianças, caracterizada por evidenciar as vozes e ações das crianças. Os resultados alcançados apontam que, ainda que situadas em um contexto de aprendizagem com características pedagógico-musicais pré-determinadas, as crianças desempenharam um papel ativo na construção de seus saberes. Elas exerceram a participação e mostraram que é possível promover aberturas no mundo de ensino e aprendizagem musical do Conservatório.


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