ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
Círculos de formação em Música: breve relato de experiência
Thaynara Lima Lessing, Luciane Wilke Freitas Garbosa

Última alteração: 2023-10-13

Resumo


O trabalho compõe um relato de experiência que tem como objetivo traçar reflexões em torno da Oficina de Música alocada nos Círculos Formativos para licenciandos dos cursos de Pedagogia e Música da XXXX, além de professores da Educação Básica. De modo específico, discutiremos acerca da formação pedagógico-musical promovida aos acadêmicos e comunidade na oficina “Música na sala de aula: Práticas musicais para o Ensino Fundamental I”, caracterizada como um potente dispositivo de formação. Entendemos que as oficinas consistem em espaços de formação permeados pela partilha de experiências, práticas e discussões que suscitam reflexões e provocações aos participantes, tendo como base a exploração e o aprofundamento de conhecimentos, habilidades e práticas. Para tanto, neste relato de experiência abordaremos a oficina, sobretudo na perspectiva de formação de acadêmicos do curso de Pedagogia da XXXX, tecendo reflexões sobre música e unidocência. É importante salientar que a formação musical e pedagógico-musical do pedagogo consiste na construção de uma sólida base teórico-prática que permita a mobilização de atividades musicais em sala de aula (BELLOCHIO, 2017). Como resultados, os estudantes de pedagogia manifestaram maior senso de comprometimento com o trabalho envolvendo a presença da educação musical na escola; ampliaram seu repertório de atividades; e aprimoraram seus conhecimentos acerca do planejamento em música, destacando a importância de oficinas de curta duração como dispositivos formadores.


Texto completo: PDF