ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
A importância da rítmica na pedagogia do piano popular: estratégias metodológicas para o desenvolvimento de levadas da Música Popular Brasileira na aprendizagem pianística.
Luciano Barros Carneiro

Última alteração: 2023-10-28

Resumo


Resumo: Esse relato de experiência docente tem como temática central o desenvolvimento de levadas de ritmos populares brasileiros no contexto de ensino e aprendizagem do piano popular. Alicerçado pela revisão bibliográfica da área, este trabalho estimula uma reflexão crítica a partir da seguinte questão: quais abordagens pedagógico-metodológicas podem ser promissoras para a efetivação das levadas rítmicas ao piano, nos diversos estilos de Música Popular de maneira satisfatória, consciente e fluida para os estudantes do instrumento? Nesse sentido, o estudo tem como objetivo compartilhar algumas abordagens pedagógico-metodológicas que tem se mostrado prósperas para o progresso rítmico – execução das levadas - dos estudantes do instrumento. Após uma breve contextualização dos conceitos de swing, groove e levada, este relato apresenta duas possibilidades de abordagens metodológicas, pautadas pelos princípios educativos do método “O passo” (CIAVATTA, 2009), que foram aplicadas em aulas de piano popular em um conservatório de música. Por meio da vivência rítmica corporal, foi possível compreender as estratégias apresentadas como promissoras no que tange ao desenvolvimento de levadas rítmicas brasileiras nas aulas do instrumento.

Palavras-chave: Piano Popular, Levadas rítmicas populares brasileiras, Música Popular.


Texto completo: PDF