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A flauta doce soprano como instrumento musicalizador para a educação básica no estado do Espírito Santo
Última alteração: 2023-11-25
Resumo
Este artigo investigou o uso da flauta doce soprano como instrumento musicalizador para a educação básica (ensino fundamental e médio) na perspectiva de proporcionar melhor proveito na aprendizagem musical, especificamente, em aulas de canto coral. Sobretudo, sem perder de vista os aspectos técnicos (performance) comuns a um instrumento musical, ambos os assuntos oportunos para que seja oferecido um ensino de música por excelência. Como objetivo geral, pretendeu-se realizar um estudo que apresente estratégias quanto ao uso da flauta doce soprano como instrumento musicalizador. Nesse sentido, dentre os autores revisados, constam: Swanwick (1979), Beineke (2003), Paoliello (2007), Cuervo (2009), Cuervo e Pedrini (2010), Barros (2010), Barbosa (2010), Simões, (2014) Ivo e Joly (2017). A metodologia considerou a revisão de literatura e dados da pesquisa exploratória para responder a seguinte questão: Quais estratégias pedagógicas podem colaborar no uso da flauta doce soprano como instrumento musicalizador? Os resultados foram satisfatórios, com sugestões a serem adaptadas para os devidos fins de proporcionar um ambiente de aprendizagem com melhor proveito sob o uso da flauta doce soprano como instrumento musicalizador.
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