ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Doralice em tempos digitais - Utilização da ferramenta educacional Arranjo Aberto em ambiente virtual
Gabriela Mello Machado

Última alteração: 2023-10-26

Resumo


O presente artigo é um relato de experiência sobre a utilização da ferramenta pedagógica Arranjo Aberto com os alunos da Escola do Auditório do Ibirapuera - São Paulo, em plena pandemia do Corona vírus, em 2020. Desenvolvida pela arranjadora Débora Gurgel, a ferramenta é destinada as práticas orquestrais da OBA (Orquestra Brasileira do Auditório), onde a cada semestre a configuração dos alunos é modificada. O objetivo da prática do Arranjo Aberto é desenvolver as competências musicais coletivamente, com ênfase na criatividade e na autonomia. No caso da experiência digital, com a música Doralice de Dorival Caymmi e Antônio Almeida, os resultados foram ampliados com a aquisição de novas habilidades como estudar com playback, gravar, além da motivação para a improvisação e, em alguns casos, a criação de arranjos.

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