Última alteração: 2023-11-25
Resumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado concluída que teve como objetivo principal compreender os usos e as funções da música em uma Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial (EEBMEE) XXXX XXXX localizada em XXXXXX,XX - uma instituição especializada em atendimentos de pessoas com Paralisia Cerebral (PC). O Mesmo foi dividido em três partes, onde inicialmente trago sucintas definições sobre PC, embasadas principalmente em Leite e Prado (2004) e Pereira (2018), como também documentos legais de referência nacional. Em seguida busco trazer a discussão de alguns autores que discutem sobre os usos e funções da música na Educação Básica como Souza (et.al ,2002), Hummes (2004), Araújo júnior (2007) dentre outros. Por fim, como objetivo principal deste artigo, abordo a função de Interação Social da música com pessoas com PC. Concluo então que essa função está presente na Escola e que os professores envolvidos na pesquisa reconhecem a importância dessa função para a manutenção das suas aulas no contexto escolar.