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Ensino de bateria e cultura participativa digital: uma pesquisa em andamento
Última alteração: 2023-10-26
Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa em andamento que objetiva investigar as características de professores que produzem conteúdo para o ensino de bateria no YouTube, a partir da estruturação pedagógica e de divulgação de seus canais. Tendo como objetivos específicos: identificar os principais bateristas professores/produtores de conteúdo para o YouTube no Brasil; conhecer o perfil artístico e profissional dos professores/produtores selecionados; compreender as estratégias e recursos pedagógicos utilizados nos vídeos. Como referências teóricas, embaso com Beltrame (2016) e Burgess e Green (2009) que trazem importantes contribuições sobre o entendimento do YouTube e das mídias digitais como ferramentas que proporcionam o aprendizado para quem consome conteúdo produzido na internet, além de Beltrame, Barros e Marques (2023) que discutem sobre cultura participativa digital e educação musical; Silva (2020) e Marques (2021a; 2021b), contribuem com relevantes discussões acerca do ensino de instrumento no YouTube, sendo esses dois trabalhos as principais referências para esta pesquisa. A metodologia desta pesquisa terá caráter qualitativo, sendo um estudo de caso etnográfico (ANDRÉ, 2013), com base em entrevistas semiestruturadas e análise documental das produções audiovisuais dos canais do Youtube. Tendo em vista o foco desta pesquisa na prática pedagógica de bateristas que produzem conteúdo para o YouTube e suas estratégias de divulgação de seus canais, pretendemos vislumbrar as particularidades do ensino de bateria neste contexto. Esta pesquisa pretende levantar discussões e trazer contribuições para a área da Educação Musical e mais especificamente sobre o ensino de bateria.
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