ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE COMPOSIÇÃO MUSICAL EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DAW COM STEP-SEQUENCER E PIANO-ROLL PARA CELULARES SMARTPHONE
Bruno da Silva Borges

Última alteração: 2023-10-29

Resumo


Este trabalho refere-se a uma pesquisa de Mestrado em andamento, ainda em fase inicial, que tem como objetivo geral investigar possibilidades e estratégias de ensino da composição musical com os aplicativos de DAW para celular. Os objetivos específicos incluem averiguar processos de utilização de celulares smartphone em produções musicais, descrever aplicativos de gravação e edição de som com instrumentos virtuais para o celular, elaborar propostas metodológicas de ensino e realizá-las com um grupo de participantes, explorar e analisar processos metodológicos sobre a utilização de aplicativos para celulares smartphone na produção musical. A metodologia desenvolvida para este trabalho será a pesquisa-ação. Serão desenvolvidas propostas metodológicas de composição musical com o smartphone, que serão trabalhadas com participantes e discutidas em entrevistas semiestruturadas. Os resultados serão analisados em relação às possibilidades de criar e ensinar música com o smartphone, posto que a maioria desses dispositivos possui capacidades técnicas que podem viabilizar sua utilização em aula.


Texto completo: PDF