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Programa Música na Rede e a BNCC: processo de implementação da disciplina eletiva em escolas da Educação Básica no Estado do Espírito Santo
Última alteração: 2023-11-25
Resumo
Nos últimos anos tem-se aflorado as discussões para adequação de atividades que vinham sendo desenvolvidas em escolas de Ensino Fundamental e Médio às diretrizes indicadas pela Base Comum Curricular (BNCC). Nesse interim, o presente artigo teve como objetivo central descrever o processo inicial de implementação da disciplina eletiva de música intitulada ‘Música e suas (inter) faces’ em escolas da Educação Básica no Estado do Espírito Santo, no âmbito do programa Música na Rede. Disso, foi descrito o procedimento metodológico, detalhadas as pretensões da Secretaria de Estado da Educação (Sedu/ES) e do programa Música na Rede. O referencial teórico constou de autores que abordam sobre o registro de documentos e afins, tal como Cotta (2018) e Castagna (2018) bem como a legislação relacionada à educação em âmbito federal e estadual como a Constituição Federal (1988), a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (2017/2018), o Currículo do Espírito Santo (2021) e outros. De forma mais específica, considerou-se a pesquisa de Gonçalves (2021), com análise de políticas públicas de modo a oferecer, de forma ininterrupta e curricular, o ensino de música. Por fim, no objetivo de divulgar os resultados desta pesquisa, a elaboração deste artigo se fez relevante pelas propostas curriculares aqui apresentadas, servindo de inspiração para outros trabalhos similares ao programa Música na Rede. Sobretudo, por constituir um importante registro do ensino de música no estado do Espírito Santo, detalhados os esforços de, além de manter atividades extracurriculares, também, integrar as práticas musicais à grade curricular da Educação Básica.
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