Última alteração: 2023-10-26
Resumo
O presente relato de experiência traz os principais caminhos percorridos com o desafio lançado pelo concurso do Ministério Público do Trabalho para as escolas públicas de todo Brasil. Nele, encontram-se várias categorias artísticas e fiquei responsável pela categoria música, grupo 2, alunos(as) de 6º e 7º ano do ensino fundamental II, tendo como tema: Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional. Quatro discentes do 7ºB de uma escola pública municipal participaram de forma extraclasse. Foram três encontros com o grupo para ajustes sobre o tema e adequações nas letras trazidas por eles. A comunicação nessa etapa também ocorreu pelo WhatsApp com dois dos participantes. Em um quarto momento, nos encontramos para gravarmos as vozes em uma sala da escola e, para isso, utilizamos um celular iPhone 6s; e em outros dois momentos capturamos imagens para gravação de um clipe utilizando uma câmera Nikon D7000. Ao total, foram mais de 12 horas de edição, utilizando o LogicPro X para áudio e o iMovie para a edição de vídeo. O processo foi inicialmente impactante, devido à referência que os(as) alunos(as) apresentaram e em como gostariam que ficasse o resultado da parte instrumental da música. Elaboraram uma letra que tratava de um assalto, mas foi edificante, pois, com o decorrer dos encontros, resultou em um material cômico, cinematográfico-musical que conseguiu retratar a morte de um amigo e sua ressuscitação com a necessidade de um curso profissionalizante de desfibrilação para tal tarefa.