ABEM, XXVI Congresso Nacional da ABEM

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Entre a ausência e a presença da cultura musical Apinajé nas aulas de música
Mara Pereira da SILVA

Última alteração: 2023-12-11

Resumo


Esta comunicação apresenta recorte de pesquisa concluída que amplia discussões sobre indígenas no ensino superior e seus contatos com a música, que objetivou investigar   as percepções dos acadêmicos Apinajé sobre suas relações interculturais no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC): habilitação em Artes e Música na Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Tocantinópolis. Os objetivos específicos foram averiguar se existe diálogo entre os sujeitos, como forma de possibilitar a troca de experiências; identificar práticas musicais contextualizadas na Universidade que envolvam a cultura do povo Apinajé e verificar qual o sentido da experiência musical vivenciada por esses alunos. A metodologia foi História Oral, utilizando para a coleta de dados entrevistas de história oral por meio da plataforma Google Meet. Os resultados alcançados apresentam ideias que podem cooperar em práticas musicais nos cursos superiores, que apresentam como proposta a Educação do Campo, principalmente as que tenham indígenas acadêmicos e que trabalhem com a metodologia de ensino por alternância. O recorte que faço nesse artigo parte das análises, mais especificamente o segundo bloco de questões temáticas, denominado ‘experiências de práticas musicais no curso que se fez presente a cultura Apinajé’.


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