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Rios de Experiência Musical: uma ferramenta metodológica para a pesquisa (auto)biográfica
Última alteração: 2021-10-10
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir uma nova forma de narrativa escrita, a ferramenta metodológica intitulada “Rios de Experiência Musical”, em que os participantes foram convidados a desenhar seu percurso formativo por meio do desenho de um rio. Esta ferramenta foi utilizada pela primeira vez em pesquisas na área de educação musical por Pamela Burnard (2004) e, posteriormente, por Kerchner (2006). A pesquisa de mestrado em que este artigo se baseia faz uso da pesquisa (auto)biográfica como metodologia, especificamente a pesquisa-formação. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas e da ferramenta metodológica “Rios de Experiência Musical”. Na prática, o exercício pedido foi que os participantes desenhassem sua trajetória de formação do cantar em um desenho de um rio, onde nas curvas eles deveriam evidenciar os desafios e/ou pontos importantes deste percurso. Neste artigo apresento o rio dos três participantes da pesquisa, como também a análise dessas narrativas desenhadas. Os resultados apontam esta ferramenta como uma nova forma de narrativa escrita que permite a construção de uma síntese do processo formativo, como também ajuda a trazer uma visão de totalidade sob uma perspectiva diferente da narrativa oral e escrita tradicional.
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