Última alteração: 2021-10-22
Resumo
Mediante a várias questões sobre musicalização infantil, principalmente direcionado aos bebês, apresenta-se neste artigo um recorte de uma monografia sobre o repertório oferecido para as crianças no ambiente familiar. O intuito deste trabalho foi compreender como é feito o uso da música em casa com crianças da primeiríssima infância, incluindo as preferências musicais das crianças e seus cuidadores, quais os momentos em que a música é utilizada no cotidiano das crianças, qual o repertório escolhido pelos cuidadores e quais as experiências musicais e culturais dos que convivem com a criança. Essa pesquisa contou com a colaboração de pais e mães voluntários que tivessem crianças de 0 a 3 anos de idade, por meio de um formulário online. Este trabalho buscou embasamento teórico na área da sociologia da infância, psicologia e desenvolvimento cognitivo da primeiríssima infância e produção musical para criança. Os dados obtidos foram analisados, traçando um caminho para identificar pontos sobre a cultura infantil e discutir sobre quais as finalidades e objetivos da música na infância, como também, as capacidades musicais das crianças e bebês. Desta forma, este trabalho buscou refletir sobre a importância da ação familiar no processo do desenvolvimento musical infantil e no papel do educador musical na influência da cultura familiar e na contribuição da cultura lúdica. As repostas obtidas apontaram que o canto e o brincar estão presentes no dia a dia das crianças, e que as crianças demonstram reações e preferência a um repertório variado, incluindo músicas infantis e músicas do universo adulto.