ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Perspectivas sobre práticas decoloniais e a formação de professores de música
Wellington Freitas Viana

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


O presente artigo traz uma pesquisa de mestrado em andamento. Trazendo perspectivas sobre práticas decoloniais no que diz respeito à formação de professores de música, tendo como objeto de estudo uma pesquisa em andamento sobre a disciplina optativa de Instrumento Complementar I - Cavaquinho, do curso de licenciatura em música da Universidade Federal do xxxxxxxx [nome da universidade omitido para garantir a anonimidade da avaliação]. Além de compreender mais sobre essas práticas decoloniais, o objetivo principal desta pesquisa é poder aplicar esse conhecimento a outras situações e contextos. De acordo com a visão do autor, a disciplina apresenta aspectos de ensino/aprendizagem que condizem com uma perspectiva decolonial baseada nas ideias de Queiroz (2017). O texto evidencia traços de colonialidade presentes dentro dos cursos de formação em música no ensino superior, depois descreve a relação desses traços com a formação de professores de música e, para finalizar, traz questionamentos e perspectivas acerca de práticas decoloniais que podem criar um efeito emancipador da colonialidade presente na educação musical.

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