ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Entre mundos sonoros: modos de escuta e aprendizagem da música
HELENA LOPES DA SILVA

Última alteração: 2022-01-18

Resumo


Esta comunicação é um relato dos primeiros passos da pesquisa de doutorado iniciada em outubro de 2020, na qual busca-se investigar o papel da escuta nos processos de ensino e aprendizagem musical. Os conceitos de escuta aqui empreendidos (SCHAFER 2001; PAYNTER 1999; DELALANDE 2001; 2017; TUGNY 2011; SEGGER 2004; SZENDY 2001; NANCY 2002; BARTHES 1982; HENNION 2002) colocar anos das publicações das referências) pretendem compreender o fenômeno a partir de perspectivas plurais, tomado a escuta enquanto prática musical inventiva e sensível a novos mundos sonoros, objetivando a perspectiva ampliada do conceito de escuta  Neste sentido, a escuta será abordada como experiência coletiva nas quais buscamos desvelar que no cerne de toda prática criativa há a coexistência de escutas - que se interagem, moldam seus sons e, porque não dizer, são partes intrínsecas da música que escutamos, criamos, imaginamos. A metodologia de pesquisa proposta para esse estudo é a pesquisa-ação (MONCEAU 2005, TRIPP 2005) a ser realizada em dois contextos de aprendizagem: aulas regulares de música para o ensino médio de uma escola privada e aulas de prática coletiva de um curso livre de música, ambas localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. As ferramentas de pesquisa empreendidas envolverão a observação participante e realização de entrevistas com os sujeitos participantes. A ampliação do campo conceitual da escuta por meio das práticas de escuta das pessoas em seus contextos poderá contribuir para legitimá-la ainda mais como fundamento para os processos de aprendizagem musical.


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