ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
A obra para piano de Moema Craveiro Campos: possibilidades de utilização em aulas de pianistas iniciantes e intermediários
Fernando Vago Santana, Luciane Borges Xavier Gomes de Souza

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


O presente estudo teve como objetivo conhecer os conteúdos musicais e as possibilidades pedagógicas das peças de Moema Craveiro Campos em aulas de piano em nível iniciante e intermediário. Para tanto, foram escolhidos como corpus de análise os dois volumes da obra 13 Pequenas Peças Brasileiras - Coletânea para o iniciante de piano, além de áudios e entrevistas concedidas pela pianista. Os resultados indicaram que, para além do desenvolvimento da leitura musical, é possível criar outras atividades musicais que estimulem o crescimento dos alunos de outras habilidades igualmente importantes, como criação de arranjos a quatro mãos, atividades de improvisação e criação sobre temas, além de trechos específicos do repertório, modulações, dentre outros desdobramentos para a educação musical. Espera-se que, por meio desse repertório, desde cedo o aluno possa se familiarizar com a leitura e escrita de estilos, ritmos e gêneros propriamente brasileiros, dentre eles o Baião, a Seresta, a Bossa Nova, a Modinha e o Xote.


Texto completo: PDF