Última alteração: 2022-01-17
Resumo
Apresentamos nesta comunicação um relato de experiência que objetiva narrar o trajeto pedagógico de duas professoras de música na infância a partir da perspectiva do ensino colaborativo. De maneira específica, busca estabelecer conexões entre o posicionamento reflexivo-teórico e suas práticas pedagógicas. O processo formativo como professoras de musicalização infantil extrapola a teoria, sendo complementado com trocas de experiências e interações, dando novo sentido à experiência profissional. Para auxiliar na compreensão do recorte escolhido, utilizou-se relatos autobiográficos, diários de bordo e relatorias de reuniões para retomar lembranças, bem como referências bibliográficas para contextualizar a educação musical infantil, em especial no cenário da cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, caracterizando-se como uma pesquisa documental. Essa trajetória foi iniciada em 2017, como bolsistas do Laboratório da Universidade Federal da Paraíba, uma cursando Licenciatura em Música e outra cursando Bacharelado em Psicopedagogia, e acontece até os dias de hoje, período pandêmico da Covid-19, no qual redesenhou-se um trabalho de vivências musicais online juntamente com a equipe de musicalização infantil, no Centro Estadual de Arte da Paraíba.