ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
O PAPEL DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE BATERIA
Lucas Benjamin Potiguara, Juciane Araldi Beltrame

Última alteração: 2021-10-18

Resumo


Este artigo consiste em um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso: “O papel de recursos tecnológicos no processo de aprendizagem de bateria”. A temática abordada nesta pesquisa discutiu a tecnologia como recurso na aprendizagem da bateria. Teve como objetivo geral: compreender qual o papel dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem do instrumento para os estudantes de bateria do curso de licenciatura em música da UFXX. Os objetivos específicos são: analisar quais tecnologias estão presentes no processo de estudo da bateria e como são utilizadas pelos alunos; discutir desafios e possibilidades do uso dos recursos eletrônicos para a aprendizagem de bateria; verificar a articulação dos recursos tecnológicos nas aulas de bateria da UFXX. A metodologia consistiu num estudo qualitativo tendo como fonte de dados: pesquisa bibliográfica e entrevista coletiva com estudantes de bateria da UFXX. A revisão de literatura aponta que há  potencialidade das transformações tecnológicas nas formas de aprender, ensinar e consumir música, principalmente tendo como foco o  uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem do instrumento.  Mas também é possível perceber uma lacuna quando procuramos tratar do ensino-aprendizagem de bateria aliado a tecnologia, utilizando esta como recurso para a aprendizagem. Os principais resultados mostram que o uso de recursos tecnológicos podem proporcionar o desenvolvimento de diferentes experiências de aprendizagem da bateria, como o desenvolvimento da autonomia e da autoaprendizagem.

Texto completo: PDF