ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
THE LEGEND OF ZELDA - OCARINA OF TIME: APRENDIZAGENS E PRÁTICAS MUSICAIS A PARTIR DE JOGOS ELETRÔNICOS
Natan Martins Velasque, André Müller Reck

Última alteração: 2021-10-12

Resumo


O objetivo desta comunicação é conhecer e discutir as práticas e experiências musicais mediadas/produzidas pelo jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time, entre licenciandos do Curso de Música de uma universidade federal localizada no sul do país. Como referencial teórico, foram utilizados trabalhos da educação musical que dialogam com o uso de mídias no cotidiano. A pesquisa partiu de uma abordagem qualitativa, e a produção de dados foi realizada por meio de entrevistas com cinco discentes do Curso de Música - Licenciatura, utilizando o google meet. A partir da análise dos dados, foram feitas reflexões sobre as experiências e práticas musicais que os entrevistados vivenciaram com o jogo, evidenciando suas percepções sobre as características musicais, quais foram suas relações com o instrumento musical ocarina e seus aprendizados. Essa pesquisa visa contribuir para o campo da educação musical, a partir de um olhar para os videogames, buscando entender de que forma essa mídia pode ser importante para as reflexões na área, por conta da sua popularidade com os jovens no momento atual.


Texto completo: PDF