Última alteração: 2021-10-20
Resumo
Das investigações revisadas durante a minha pesquisa de doutorado, quatro pesquisas destacaram-se por evidenciar uma nova concepção de prática coral por considerar a criação musical como possibilidade músico-educativa. Com vistas a situar – no âmbito das publicações acadêmicas –, as discussões sobre a criação musical no coro, apresento as ideias centrais dos estudos de Alfonzo (2004), Bündchen (2005), Aguiar (2011) e Fugimoto (2015), além de expor uma síntese das características principais da pesquisa por mim desenvolvida (XXX, 2019) e tecer breves reflexões sobre tais proposições. Os estudos apresentados evidenciam: a modificação da dinâmica no ensaio e no desenvolvimento do repertório; o planejamento de situações criativas e estimulação de uma participação ativa dos cantores; o surgimento da concepção de que o canto coral pode transcender a execução e reprodução mecânica de procedimentos músico-pedagógicos, instigando o regente a buscar possibilidades de inserção colaborativa dos participantes; o desenvolvimento de um “repertório aberto”, de experimentações; e, a valorização dos conhecimentos musicais oriundos do contexto dos sujeitos envolvidos.