ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Pedagogia para a formação de Clarinetistas: desenvolvendo habilidades no ensino da respiração, embocadura, postura e emissão do som (REPE)
Epitácio Rodrigues e Silva

Última alteração: 2021-10-18

Resumo


A proposta deste trabalho é investigar como se dá o ensino da respiração, embocadura, postura e emissão do som (REPE) na formação de clarinetistas. Trata-se de uma reflexão sobre o desenvolvimento de habilidades técnicas/cognitivas por meio do ensino do REPE, visando a formação de clarinetistas em nível médio, o equivalente a formação no curso técnico em música/clarineta. Traz ainda uma abordagem da fundamentação teórica sobre o assunto e entrevistas semiestruturadas com professores de clarineta reconhecidos na área que podem contribuir com as suas experiências na prática do instrumento. Alguns dos benefícios desejados ao se trabalhar o REPE são propiciar: a) um melhor aproveitamento do sistema respiratório; b) uma embocadura que proporcione uma sonoridade eficiente para a prática musical; c) flexibilidade para nuances no plano de dinâmica e equilíbrio na mudança entre os registros, com um timbre uniforme e com boa  projeção do som; d) uma postura elegante e que evite problemas futuros de lesão, com relaxamento muscular, mantendo boa presença de palco e movimento envolvente; e) uma emissão do som fácil e versatilidade nas mais variadas formas de articulação, legato, staccato e portato. Observou-se que os professores, todos competentes, em alguns tópicos possuem método e visão diferentes entre si sobre um mesmo assunto; diversidade que tornou ainda mais enriquecedor o trabalho.

Texto completo: PDF