Última alteração: 2021-10-20
Resumo
Resumo: As Cirandinhas de Villa-Lobos, compostas em 1925 com inspiração no folclore brasileiro, fazem parte do repertório didático consagrado para piano do século XX. Este artigo tem como objetivo apresentar a visão de sete jovens pianistas, alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da XXXXX da XXXX, sobre essa obra. Esses alunos participaram, no segundo semestre de 2020, de uma disciplina optativa voltada para a performance e para a pedagogia do piano, durante a qual as 12 Cirandinhas foram estudadas. A disciplina foi ministrada no formato online pelas professoras da instituição, XXXXX e XXXXX. As quinze aulas e as performances finais dos alunos foram gravadas em vídeos. Esse artigo foi escrito a partir da análise de conteúdo dos comentários feitos pelos alunos ao longo do semestre e de textos escritos pelos participantes acerca de suas impressões sobre a obra. Duas categorias de assuntos foram identificadas: (1) as Características Composicionais e (2) os Impactos Subjetivos da obra. Concluiu-se que a disciplina possibilitou a criação de um “contraponto a 7 vozes e a 14 mãos”, quando, por meio de um trabalho colaborativo, abriu espaço para as manifestações dos alunos sobre as 12 Cirandinhas e sobre sua relação pessoal com essa obra.