ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Educação musical na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Tocantins
Ana Roseli Paes dos Santos, Aparecida de Jesus Soares Pereira, Wilson Rogério dos Santos, Waldir Pereira da Silva

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Há mais de sete anos, quando foi criado o curso de licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes Visuais e Música na Universidade Federal do Tocantins, imaginávamos que viria pela frente longas discussões por causa das áreas de habilitação. Questionavam-nos sobre “o que é que a Educação do Campo tem a ver com arte”, uma vez que a maior parte das licenciaturas existentes estava voltada para as ciências exatas, biológicas ou letramento. Portanto, partimos para várias linhas de frente. Uma, referente a adesão nacional advogando em prol da educação musical nas escolas públicas, outra para mostrar que a música faz parte da formação humana, portanto deve integrar todo o sistema educativo e por fim, mostrar que a educação no campo em nada deveria diferir da educação urbana no que diz respeito à oferta da disciplina música e na qualidade do ensino. Promovemos encontros nacionais e congressos internacionais para colocarmos em pauta a discussão de uma educação musical para a educação campesina, pois até 2020 éramos a única instituição pública a oferecer a licenciatura nessa vertente artística. São esses desafios e ações que este simpósio vem apresentar, em quatro textos, que discutem a formação musical e as pesquisas no âmbito da licenciatura da Educação do Campo com habilitação em Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins.


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