ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Aprendendo para ensinar: experimentando a música contemporânea para piano a partir de peças selecionadas de Játékok I, de G. Kurtág
Mariana Aparecida Mendes, Flávia Pereira Botelho

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


As reverberações de uma formação pianística na qual o repertório contemporâneo não foi abordado de forma efetiva contribuem para que o professor se sinta intimidado e inseguro quanto à interpretação e ensino desse repertório. Frente a essa situação, esse artigo busca compartilhar os resultados de pesquisa realizada como trabalho de conclusão de graduação em música, que se propôs a abordar objetivamente essa questão, de forma a apontar caminhos possíveis para um contato inicial com a música contemporânea, a partir da experimentação, com enfoque no gesto, de peças selecionadas de Játékok I, de G. Kurtág. As peças em questão se apresentam como uma opção relevante e acessível para a introdução do repertório contemporâneo para piano. A pesquisa foi fundamentada pelas características da pesquisa em arte e a exploração das dez peças selecionadas do primeiro volume de Játékok resultaram na produção de videoperformances, as quais apontam para a concretização dos objetivos propostos, corroborando para uma maior familiaridade com a música contemporânea, algo tão necessário por parte de pianistas e professores.

Texto completo: PDF