ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Musicalidades afrodiaspóricas e novos parâmentros analíticos para as aulas de música na Escola Básica
Priscilla Hygino

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


A comunicação a seguir apresenta um breve resumo de algumas ideias expostas em dissertação de mestrado resultante de uma pesquisa que propõe pensar uma educação musical afrocêntrica na escola básica por meio do gênero musical Funk, enquanto musicalidade afrodiaspórica. Apresenta três conceitos ou ferramentas analíticas que entendo serem características das músicas e musicalidades da Diáspora Africana: o ritmo, o corpo e a palavra. Tais conceitos emergem a partir de muitas fontes de observação, das quais destaco, nesta comunicação, a bibliografia, a exemplo de Gilroy (2012) e Spirito Santo (2016), entre outros, e a observação das aulas registradas para o desenvolvimento da pesquisa de mestrado. O texto aponta, ainda, de maneira bastante breve, algumas possibilidades mais práticas a partir de cada conceito.


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