ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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Aulas de Música de Câmara: performance musical coletiva em tempos de distanciamento social
Marcos da Rosa Garcia

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


O objetivo desse relato de experiência é compartilhar e provocar a reflexão sobre as práticas pedagógico-musicais realizadas na disciplina Música de Câmara na instituição Universidade Federal XX (XXXX) durante semestres com aulas presenciais e, especialmente, a partir da realização dos semestres remotos. As aulas, enquanto período presencial, regular, ocorriam em sala específica da instituição onde tínhamos a disposição um kit de bateria e um piano, além de quadro branco, cadeiras e ar-condicionado. Já as aulas remotas ocorreram com auxílio da Internet e utilização do GoogleMeeting, mídias sociais e plataforma de gravação e edição online SoundTrap. Performances ao vivo nas dependências da instituição transformaram-se em colaborações digitais compartilhadas. Tocar música de câmara requer habilidades especiais, tanto musicais como sociais, que diferem das habilidades necessárias para tocar solo, em bandas ou em trabalhos sinfônicos. As aulas ministradas também serviram como laboratório provocando alunos e professor a repensar suas práticas musicais e pedagógicas.


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