Tamanho da fonte:
Impressão digital: relato de experiência de ensino do piano para crianças durante a pandemia de Covid-19
Última alteração: 2021-10-20
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência de ensino remoto do piano para crianças a partir de três anos de idade, no período de março de 2020 a julho de 2021, em uma escola livre de música. O objetivo é discutir os impactos da pandemia de Covid-19 no ensino-aprendizagem do piano para crianças. As perguntas que nortearam este trabalho foram: quais os desafios vivenciados e estratégias adotadas na transição do sistema presencial para o remoto? Quais as limitações e potencialidades observadas em relação ao uso de TDIC nas aulas individuais e coletivas de piano para crianças? Quais habilidades foram desenvolvidas nesse período? Para responder essas questões, a abordagem qualitativa foi utilizada, pela qual é apresentada uma narrativa (auto)biográfica (NÓVOA; FINGER, 2014) escrita a partir da memória de fatos vividos, de registros escritos ou audiovisuais das aulas e de mensagens trocadas com outros professores e pais de alunos nesse período. Verificou-se que, apesar de todos os desafios enfrentados na transição repentina ao sistema remoto e das limitações desse formato, a experiência proporcionou: manutenção do vínculo com os alunos; continuidade do desenvolvimento musical dos alunos; autoavaliação do professor; experimentação de novas estratégias de ensino e materiais didáticos; promoção da autoconsciência e consequente aprimoramento da performance musical tanto do professor quanto dos alunos a partir do uso consciente das TDIC; maior engajamento e participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem do piano; maior interação com outros professores por meio de comunidades virtuais; novas formas de vivenciar e compartilhar a música.
Texto completo:
PDF