ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Relato de experiência sobre o processo de produção do livro “Pianíssimo – música e poesia”: o ensino por imitação e as práticas criativas no ensino do piano
Eduardo Dias de Barros Filho

Última alteração: 2021-10-20

Resumo


Este artigo é um relato de experiência sobre o processo de produção do livro “Pianíssimo – música e poesia” e a abordagem pedagógica e metodológica que o embasa. Ancorado pelo Modelo C(L)A(S)P, de Keith Swanwick (1979), o livro traz quatro importantes pilares em sua estruturação: 1) o desenvolvimento técnico-musical do aluno; 2) o ensino por imitação como cerne da abordagem pedagógica; 3) atividades de criação para professor e educando; 4) o dialogismo. O trabalho realizado com alunos de piano através do repertório do livro apontou o ensino por imitação como uma eficaz abordagem pedagógica e a utilização das práticas criativas como uma importante ferramenta para o desenvolvimento musical global do educando, além de uma nova possibilidade de atuação profissional para o educador.


Texto completo: PDF