ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Práticas pedagógicas no ensino superior de piano online: OBS Studio, VMPK, Reaper e Synthesia
LUCIANA FERNANDES HAMOND

Última alteração: 2021-10-31

Resumo


Várias pesquisas têm demonstrado benefícios quanto ao uso de tecnologias digitais em aulas de instrumentos musicais ou do canto no contexto de aulas presenciais. Apesar disso, as metodologias de ensino de piano parecem ter mudado após 2020 quando os protocolos de distanciamento social se tornaram obrigatórios. Professores e alunos acostumados com o ensino de piano presencial tiveram se adaptar com salas virtuais e uso de recursos tecnológicos. Muitos desses recursos tecnológicos já estavam disponíveis antes da pandemia, sendo relatados em diversos artigos acadêmicos, mas a sua aplicação não parecia ter sentido no contexto de aulas presenciais. Neste artigo apresento um relato de experiência como docente no ensino superior de piano online, descrevendo meu processo de evolução na comunicação visual com meus alunos. Além disso, recomendo o uso de determinados aplicativos que oferecem feedback visual adicional no contexto de ensino de piano online.


Texto completo: PDF