ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

Tamanho da fonte: 
Dermeval Saviani e os desafios teórico-metodológicos da historiografia da educação musical
Thiago Xavier de Abreu

Última alteração: 2021-10-11

Resumo


Neste trabalho discutiremos sobre as possíveis contribuições dos fundamentos teórico-metodológicos que orientam a obra História das Ideias Pedagógicas, de Dermeval Saviani, perante os desafios científicos enfrentados pela historiografia da educação musical. Para tanto, partiremos da explicitação de alguns desses desafios, estabelecendo suas relações com os debates travados no âmbito dos estudos históricos. Em seguida, posicionaremos as proposições de Saviani frente a este quadro, discorrendo sobre os princípios teórico-metodológicos adotados pelo autor: o caráter concreto do conhecimento educacional; o olhar analítico-sintético no trato com as fontes; a perspectiva de “longa duração”; a articulação do singular e do universal; e a atualidade da pesquisa histórica. Vale destacar que tais fundamentos norteiam também nossa pesquisa de pós-doutoramento, em fase de desenvolvimento, a qual, no presente texto, nos servirá de apoio para estabelecer diálogos com a educação musical. Acreditamos que as discussões aqui abordadas possam contribuir significativamente para o desenvolvimento e enriquecimento dos estudos historiográficos dos processos de ensino-aprendizagem da música.

Texto completo: PDF