Última alteração: 2021-10-20
Resumo
O presente estudo aborda o campo da pedagogia do piano articulada ao desenvolvimento de processos criativos no ensino do instrumento. Tem como objetivo central investigar, mapear e analisar a produção acadêmica acerca da pedagogia do piano no Brasil com foco no desenvolvimento da criatividade musical. Para tanto, a pesquisa de abordagem qualitativa pauta-se no estudo bibliográfico, contemplando como fontes de mapeamento das pesquisas o portal de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os anais dos congressos nacionais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Como resultados iniciais, aponta-se: a pequena produção bibliográfica focada para o ensino do piano aliada ao desenvolvimento da criatividade; a aproximação entre os estudos voltados à abordagem do piano coletivo e ao desenvolvimento da criatividade; a diversificação de repertórios como estímulo ao pensamento musical criativo; e a mobilização da área para a construção e análise de propostas pedagógicas que possam confrontar as práticas de ensino restritas ao ensino da técnica e do virtuosismo.