Última alteração: 2021-10-10
Resumo
Esta comunicação traz a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre marcadores sociais na formação e atuação em música. Iniciado em 2019 pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GRUMUS/UFRN), o estudo toma como campo empírico a Escola de Música da UFRN. A pesquisa se caracteriza como um survey interseccional baseado na internet, com a utilização de questionário on-line autoadministrado. Os resultados foram coletados junto à comunidade acadêmica no primeiro semestre de 2020. A maior parte dos/as respondentes demonstrou interesse em temas como gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e deficiências, os quais não foram, em sua perspectiva, abordados, em alguma medida, em sua formação acadêmica. Isso parece impactar a percepção do conhecimento que acreditam ter sobre tais temas. E, em diferentes níveis, o grupo reconhece que esses são importantes para a formação e atuação na área de música. Com o avanço do estudo, esperamos contribuir com o entendimento da educação musical como uma instância de enfrentamento às múltiplas formas de preconceito, discriminação e opressão existentes hoje.