ABEM, XXV Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical

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MARCADORES SOCIAIS E FORMAÇÃO EM MÚSICA: um estudo orientado pela interseccionalidade na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antonio Ribeiro, Francisco Ernani de Lima Barbosa, Wenderson Oliveira, Mário André Wanderley Oliveira

Última alteração: 2021-10-10

Resumo


Esta comunicação traz a síntese dos resultados de uma pesquisa sobre marcadores sociais na formação e atuação em música. Iniciado em 2019 pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GRUMUS/UFRN), o estudo toma como campo empírico a Escola de Música da UFRN. A pesquisa se caracteriza como um survey interseccional baseado na internet, com a utilização de questionário on-line autoadministrado. Os resultados foram coletados junto à comunidade acadêmica no primeiro semestre de 2020. A maior parte dos/as respondentes demonstrou interesse em temas como gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e deficiências, os quais não foram, em sua perspectiva, abordados, em alguma medida, em sua formação acadêmica. Isso parece impactar a percepção do conhecimento que acreditam ter sobre tais temas. E, em diferentes níveis, o grupo reconhece que esses são importantes para a formação e atuação na área de música. Com o avanço do estudo, esperamos contribuir com  o entendimento da educação musical como uma instância de enfrentamento às múltiplas formas de preconceito, discriminação e opressão existentes hoje.


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